Hoje a população brasileira passou a ter mais acesso aos avanços da medicina, mais cuidados básicos, mudanças que possibilitaram que boa parcela dos brasileiros possa usufruir a vida com longevidade e como consequência uma aposentadoria mais longa.
Porém, a longevidade da nossa população levou a Previdência a reformas profundas quando se trata de benefícios de aposentadoria.
Destaca-se que as contribuições dos segurados servem também para acobertar as adversidades, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, uma cobertura de benefícios na vida do segurado contribuinte.
Mas será que após a última reforma da previdência, podemos ficar esperando o tempo passar sem entender qual o tipo de benefício da previdência que me espera para o futuro?
É bom sonhar com projetos futuros, principalmente quando são decorrentes de uma vida às vezes árdua de trabalho, de sacrifícios, mas admito que precisamos sonhar com os “pés” no chão e enfrentar a realidade que se apresenta após a reforma da previdência ocorrida em 2019.
Com as mudanças, a pergunta que devemos fazer: Como estou me preparando para alcançar a aposentadoria tão almejada?
Primeiramente saber que para o segurado que não conseguiu preencher os requisitos para a aposentadoria antes da reforma da Previdência no final de 2019, a aposentadoria já não existe mais somente por tempo de contribuição, mas, sim, tempo de contribuição e idade mínima.
E como saber quando será o melhor momento para entrar com o pedido da aposentadoria?
A busca do melhor benefício pode ser respondida por meio de um Planejamento Previdenciário, o qual proporciona entender as projeções presentes e futuras para viabilizar a melhor ou as melhores alternativas de aposentadoria.
Portanto, como planejamos comprar uma casa ou um carro ou até o planejamento da vinda de um filho, a aposentadoria precisa ser planejada.
Com a reforma da Previdência, existe a possibilidade de o segurado se enquadrar em mais de uma regra de transição para a aposentadoria e por isso o planejamento possibilita verificar qual o momento mais propício, qual o investimento e o retorno adequado para ser usufruído no momento futuro.
Portanto, procure um profissional habilitado de sua confiança, com conhecimento em Planejamento Previdenciário para elaborar um parecer técnico que possa lhe conduzir com mais segurança ao seu melhor benefício de aposentadoria.
Eliane Berte da Rocha – OAB/PR 81.607
eliane@rossiniadvocacia.com.br
Ajudo a planejar o seu melhor benefício previdenciário.